Plugin para WordPress: o que é e como se utiliza?
Ao mesmo tempo que os plugins facilitam a vida dos programadores em um ponto, podem dificultar e muito em outro. Entenda!
Por Redação
27/05/22
Os plugins são amados ou odiados, em programação. É difícil ter um meio termo. Isso porque ao mesmo tempo que facilitam a vida dos programadores em um ponto, podem dificultar e muito em outro… Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o assunto!
O que são plugins para WordPress?
Um Plugin é uma extensão para o site que tem uma função específica. Ele instala um conjunto de códigos para executar a função direto no site, sem a necessidade do programador fazê-lo. O uso de plugins, segundo o site do Hostinger, “é a forma mais recomendada de aumentar o potencial do seu site sem precisar editar os códigos originais do WordPress.”
Vamos dar um exemplo: Você precisa conectar o seu site aos programas e gerenciadores do Google. Mas… como avisar e relacionar essa conexão site-Google no código? Como configurar corretamente essa ligação?
Para facilitar esse processo, existe o plugin, desenvolvido por um outro programador e disponibilizado para uso, no diretório do WordPress. Com o plugin já instalado no site, é necessário fazer a configuração dele, de acordo com as instruções e pronto! Tudo conectado e pronto para uso.
Importante ainda destacar que, caso não haja mais necessidade do uso do plugin, ele é desinstalado e não tem mais acesso ao site.
Vantagens de uso do Plugin
Além da facilidade de configurações e ligações, com o uso de plugins, você pode transformar seu blog em um site com diversas possibilidades de uso: pode ser uma loja virtual, um catálogo, uma galeria de fotos, revista, portfólio, ou ainda muitas outras opções!
Os plugins podem transformar totalmente o seu site (como os exemplos acima) ou realizar somente pequenas alterações, para cumprir funções mais simples.
Desvantagens de usar plugin
Existem também algumas desvantagens no uso de plugins. A principal delas é em relação à segurança. É necessário conferir a fonte: Plugins criados por desenvolvedores não confiáveis podem prejudicar seu site e abrir brechas para possíveis invasões.
Antes de instalar um plugin, verifique: ele é mesmo necessário para seu site? Isso porque não é interessante manter um plugin que não é necessário, já que além de não ser útil, pode abrir uma brecha de segurança que poderia ser evitada.
Duas dicas para instalar certo:
- Depois de realmente confirmar a necessidade da instalação de um plugin para desempenhar uma função no seu site, pesquise por recomendações de plugins na internet. Isso irá te ajudar a encontrar plugins de confiança, que desempenham a função que você precisa;
- Além disso, verifique a compatibilidade entre o plugin, sua versão de WordPress e seu tema;
- Mantenha os plugins sempre atualizados, com a ajuda de um programador e diminua possíveis brechas de segurança.
Plugins mais usuais
Este, na verdade, é um tópico que depende muito da função final de seu site. Por exemplo, se for um e-commerce, com certeza o plugin do WooComerce é essencial. Mas, via de regra, existem alguns plugins que quase todo site tem, por suas funções serem comuns e necessárias. São eles:
Yoast
É um plugin para formatação de SEO, que é amplamente conhecido e utilizado.
Contact Form 7
Utilizado para envio de formulários de contato do site para o destino final, esse plugin apresenta algumas opções de customização.
ACF
ACF é abreviação de Advanced Custom Fields, que significa “Campos Avançados Customizados”. Esse plugin dá a opção de adicionar textos e campos personalizados em espaços diversos.
WooCommerce
Esse plugin é utilizado para transformar um site WordPress simples em e-commerce, com todas as funcionalidades necessárias: carrinho de compras, modo de pagamento, e-mails para o comprador e mais.
Premmerce
Sua função principal é sobrescrever URLs. Ele é muito utilizado para SEO, também, com foco único na etapa de ajuste de URL.
WP Fastest
O plugin de cache WP Fastest é adicionado aos sites para melhorar a velocidade de carregamento deles, aumentando sua pontuação com buscadores como o Google.
Como comentamos, o uso de plugins pode ser muito positivo ou muito negativo para o site, de acordo com a quantidade de plugins instalados e a qualidade deles. Por isso, examine a real necessidade e busque referências sempre que for instalar um novo plugin em seu site.
Confira ainda: Você sabe o que é Framework em Programação? Confira nosso novo texto do blog e entenda!