Dia do Mídia: Entenda sobre a profissão
Por Redação
21/06/22
Hoje é dia do Mídia! Isso é, dia do Profissional de Mídias. Mas… o que isso significa? O que é um profissional de Mídias? Você sabe? Continue lendo e descubra!
Até pouco tempo atrás, a atuação desse profissional estava ligada basicamente à definição da estratégia de divulgação de uma campanha ou comunicação. Mas, conforme o público foi mudando e se tornando mais ativo, o diálogo entre as mídias e o público, nos canais onde a empresa está presente, foi se tornando cada vez mais indispensável. Assim, o profissional de mídias cuida também da estratégia de comunicação de cada meio escolhido pela empresa para fazer-se presente, de acordo com o site Negócios RPC.
Mudanças e evolução da profissão
Aliás, as mudanças nessa profissão estão sempre acontecendo. Isso porque a uma década atrás, a escolha dos canais de comunicação era basicamente feita entre televisão, rádio ou jornais, revistas e folhetins, os meios tradicionais de comunicação. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e da internet, temos além dos meios tradicionais, muitos outros meios para comunicação, criados e mantidos pela internet.
O profissional de mídias tem então que ter um olhar analítico e observador, não só para mapear as oportunidades de comunicação em antigos e novos canais, mas também para diagnosticar se o público com quem ele quer se conectar está presente naquela mídia.
21 de junho: Dia do Mídia. Desde quando?
O Dia do Mídia nasceu em 21 de junho de 1977. Foi uma data instituída pela Central do Outdoor, através da parceria entre Aroldo Araújo, profissional de Relações Públicas, e Carlos Alberto Nanô, proprietário da empresa de outdoor Nanograf.
Segundo uma matéria publicada pelo site Negócios RPC, Nanô acreditava que a profissão de mídia, antes conhecida como contato, precisava de um reposicionamento na época. Além disso, havia a necessidade de aproximar todos os profissionais dessa posição em todas as regiões do país. Desde então, o dia do Mídia é celebrado.
Ampliando um pouco mais
Além de se posicionar na mídia correta, é necessário se posicionar da maneira correta. Nesse ponto, não só o “o que comunicar” importa, mas também o “como comunicar”. Por isso, o mídia trabalha diretamente ligado com os profissionais de design, que encontram as melhores maneiras de transmitir a mensagem e estabelecem a ponte necessária para a comunicação. Conheça aqui um pouco mais sobre o trabalho do Designer com a Hierarquia Visual, nas artes!