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Você sabia que nem sempre o Enem foi tão popular assim?!

enem

É verdade! E o Marketing bem trabalhado foi um dos fatores para populariza-lo!

Por exemplo, apostamos que você ainda lembra daquela música:

🎶 “Tô bem, to zen, entrei pra faculdade com o Enem!” 🎶

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Aos poucos ele foi se tornando algo maior e hoje é a porta de entrada de muitas pessoas no ensino superior. 

Mas ele foi se popularizar mesmo anos mais à frente. A média de inscrições por ano era de 5 milhões de inscritos, com 2010, 2011, 2012 tendo 4.6 milhões, 5.3 milhões e 5.7 milhões de inscritos respectivamente. 

Mas tudo mudou em 2013 – 2014, você sabe por que?

Por causa do MARKETING! O Exame Nacional adotou uma abordagem muito mais próxima do público ao usar de novos tipos de propagandas.

O Ápice foi quando chamaram a Manu Gavassi (isso mesmo, aquela do BBB20), para cantar em 2014 uma propaganda super contagiosa sobre o Enem. A mesma do começo desse blog: Tô bem, To zen! Entrei pra faculdade com o ENEM.

O resultado disso?

Com uma boa abordagem de público, através de um estudo direto sobre eles, um incentivo direto e um marketing bem trabalhado, as inscrições do Exame Nacional subiram para 9.5 milhões no ano de 2014.

Esse foi o poder de uma pesquisa focada no marketing e do uso de uma peça central: alguém popular entre o público que eles queriam atingir.

Em 2014 a Manu Gavassi interpretava “Vicki” na novela “Malhação”, uma produção muito famosa entre os jovens! Além disso, ela mantinha uma carreira bem consolidada como cantora, na qual fez um dueto em Português com a cantora mexicana Dulce Maria (Rebeldes) na canção “Antes Que Ver el Sol”.

Tudo isso é um ótimo estudo de caso!

Sobre como uma boa estratégia pode influenciar as pessoas a fazerem algo, principalmente quando popularizado. Um bom marketing também é capaz de mudar a visão das pessoas sobre algo, porque se antes o Enem era visto como uma prova estressante, após a propaganda ele virou um marco de possibilidade e conquista pessoal, ou seja, ele foi “humanizado”.

Além disso, o Enem ganhou popularidade através de um histórico de reformas e parcerias com o Ministério da Educação (MEC), criando novas portas de entrada para o ensino superior por meio do SISU, Prouni e Fies. Em 2017, o MEC também decidiu descontinuar o ranking de escolas baseado no Enem, uma medida que visou aumentar a transparência e reduzir as distorções de desempenho, algo que melhorou a credibilidade do exame e ajudou a consolidar sua imagem focada em acessibilidade educacional.

Hoje em dia, principalmente após a pandemia, o Exame Nacional tem enfrentado uma baixa comparada aos seus “anos de glória”, com apenas 4.3 milhões de inscritos, com apenas 73,4% de participações na prova mais recente de Domingo (03/11).

Com as redes sociais disponíveis, as possibilidades são infinitas para que eles se reergam! Porque eles já provaram uma vez e podem provar de novo que um Marketing bem trabalhado consegue mudar a realidade das coisas!

E você, também quer mudar a sua realidade e a do seu Negócio? Nós da Aigen podemos te ajudar! 

Assim como as ações do Exame Nacional provaram uma vez, nós conseguimos te provar que com um Marketing bem trabalhado você pode crescer no mundo digital! Entre em contato e vamos tomar um café.

 

Por Redação

07/11/2024

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