Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Por que o Filme Oppenheimer deu tão certo? E o que Marketing tem a ver com isso?

banner-oscar-marketing

O vencedor de 7 estatuetas do Oscar, inclusive a de melhor filme deste ano, “Oppenheimer” é um filme histórico, baseado em fatos reais, dirigido por Christopher Nolan e inspirado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, “Prometeu Americano: O triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer.

Ambientado na segunda guerra mundial, o longa acompanha a vida de Oppenheimer, diretor do laboratório de Los Alamos, que mais tarde seria o criador da bomba atômica. 

Mas por que o filme deu tão certo?

 

As pessoas gostam de se emocionarem e se inspirarem com uma boa história! E o Oppenheimer entregou tudo que o público queria. Desde um bom elenco, com atores renomados e queridos pelos fãs, até um diretor excepcional em construir narrativas envolventes. 

O filme não apenas foi bem produzido, como também investiu em um marketing muito eficiente na sua época de lançamento. E como bem sabemos, o marketing tem o poder de deixar uma marca duradoura na mente e no coração do seu público.

O ator!

Cillian Murphy Oppenheimer

A popularidade do ator principal de Oppenheimer Cillian Murphy é um dos fatores que impulsionou o filme. Ele participou de produções muito famosas como “Batman Begins” de 2005, “Batman Cavaleiro das Trevas” de 2008, “Dunkirk” de 2017. Mas o que realmente tem feito a sua fama aumentar nos últimos tempos é seu personagem Thomas Shelby, em “Peaky Blinders”.

Esta é uma série sobre uma família de gângsteres liderada por Thomas Shelby, após a primeira Guerra Mundial. Eles lidam com negócios criminosos, confrontam rivais e tentam expandir seu império.

Os muitos fãs fiéis da série obviamente se juntaram para acompanhar mais uma produção com o ator que eles tanto gostam e isso ajudou Oppenheimer a aumentar a sua base de espectadores. 

O diretor!

Christopher Nolan OppenheimerMas não foi só o ator principal que chamou a atenção do público! O fato do filme ser dirigido por um diretor renomado, Christopher Nolan, trouxe os olhos do público para essa produção.

Christopher Nolan é conhecido por ótimos filmes como alguns do Batman, Dunkirk, Tenet, e um dos mais famosos do diretor: Interstellar. Muitos de seus filmes estrelados por Cillian Murphy, marcando a grande amizade entre o diretor e o ator e reforçando o fato de saberem trabalhar um com o outro perfeitamente.

Em Oppenheimer, um filme biográfico, Christopher conseguiu colocar a sua identidade sem se perder na história, e direcionando sempre o filme a favor do livro em que foi inspirado, ao invés de fugir dele! 

Oppenheimer x Barbie

barbie x oppenheimerE por último, aqui está o grande trunfo marcador do Marketing por trás dos lançamentos do filme. 

Oppenheimer e Barbie foram filmes muito esperados pelo público. O primeiro pelos fatores citados acima e o segundo por causa da sua base de fãs consolidada ao longo de gerações. 

São filmes com propostas totalmente diferentes que acabaram sendo lançados no mesmo período no cinema, dando início a uma rivalidade inusitada e histórica. Esse confronto ganhou até um termo,  “Barbenheimer”.

E os dois construíram um marketing e uma grande divulgação em cima disso, impulsionando os dois títulos. De acordo com o levantamento da Ingresso.com em 19 de julho de 2023, 30% dos clientes compraram os dois filmes na pré-venda. E dessa porcentagem, 58% deles assistiram ambos no mesmo dia!

A rivalidade realmente virou um evento na época, criando diversos memes e imagens sobre esse acontecido. Com os fãs juntando em posters fictícios os dois filmes. 

barbenheimerA criação desse confronto foi orgânica, por conta das datas de lançamento. Porém, essa situação nos ensina bastante sobre marketing, uma vez que você não consegue mais pensar nos dois filmes sem lembrar desse evento. 

Os atores recebiam perguntas constantes sobre essa “briga”, então consequentemente quando falava de um, o outro era citado. Virou um caso de Marketing por assimilação. Que aumentou o “caso” e divulgou os dois de uma vez! 

Os cinemas também se aproveitaram para montar Stands com a identidade visual dos dois filmes, um do lado do outro, para as pessoas tirarem fotos. A diferença dos filmes em narrativa e das estéticas deixou tudo mais engraçado.

 

 

E aí, gostou do conteúdo?

Também gostaria de ter para sua marca um marketing duradouro, que consegue unir a sua imagem com os seus produtos e serviços? Tudo isso é possível com um marketing bem estruturado e nós da Aigen podemos te ajudar! Entre em contato.

Por Redação

18/03/2024 às 19h

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *