O que é ter uma Identidade Visual de verdade?
Ter uma identidade visual significa criar uma representação visual coerente e consistente para uma marca, empresa, produto ou projeto. Essa identidade é composta por diversos elementos visuais que, juntos, comunicam a personalidade, valores e proposta da marca para o público.
O que não pode faltar em uma identidade visual?
Uma identidade visual eficaz deve incluir vários elementos essenciais para garantir consistência, reconhecimento e uma comunicação clara. Alguns dos principais elementos são:
Logotipo: É o principal símbolo gráfico que representa a marca e deve ser único, memorável e facilmente reconhecível.
Paleta de Cores: É o conjunto de cores que será usado consistentemente em todos os materiais da marca. Ela deve transmitir a sua identidade, portanto é importante lembrar que as cores possuem significados e usar a psicologia das cores na criação desse tópico é essencial.
Tipografia: São as fontes escolhidas para serem usadas nos materiais da marca. Deve ser legível e adequado ao estilo da marca.
Elementos Gráficos e Ícones: Essas peças irão complementar o seu design, além de auxiliar na demonstração, fluidez e visuais do seu projeto.
Tom e voz da marca: Embora não seja um elemento visual, o tom e a voz complementam a identidade visual e garantem uma comunicação consistente, ou seja, a maneira em que sua marca se apresenta e fala com os clientes.
Manual de Identidade Visual: É o documento que reúne todos os elementos visuais e descreve como eles devem ser utilizados, incluindo as diretrizes e medidas para esse uso.
O que uma identidade visual precisa transmitir?
Os elementos visuais são partes muito importante para marca e isso tem motivo! Eles vão direcionar os clientes a terem a primeira impressão do seu Negócio. Por esse motivo, a Identidade visual deve transmitir:
Valores: Quais são os princípios e crenças centrais.
Personalidade: Você deve decidir qual será o estilo de personalidade da sua marca e isso será refletido pelo público alvo, emoções, etc.
Proposta de Valor: O que a marca oferece de único e valioso para seus clientes? Isso deve ser evidente na identidade visual.
Público-Alvo: A identidade visual deve ressoar com o público que a marca deseja alcançar. Cores, tipografias e estilos gráficos devem ser escolhidos considerando as preferências e expectativas desse público.
Emoções e Experiências: Ela deve evocar as emoções e experiências relacionadas ao seu produto ou serviço.
História da Marca: Se relevante, conte um poucos sobre a história da marca, mostrando sua evolução, tradição ou inovação, através da identidade.
Como criar uma identidade visual?
Essa criação envolve um processo estratégico e criativo que requer pesquisa, planejamento e design. Por isso é natural que profissionais da área de design sejam contratados para isso.
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Por Redação
04/07/2024 às 11h00