Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

5 Inovações Tecnológicas dos anos 80

Por Juliana Sartori, Analista de Mídias

30/06/2022, 13h

inovações tecnológicas dos anos 80

Hoje a última temporada de Stranger Things vai ao ar! A série conta a história de um grupo de amigos que se envolve em eventos sobrenaturais na cidade (antes pacata) de Hawkins. A série tem uma pegada anos 80 e nos faz lembrar… Aahhh.. os anos 80 🥰! Quais eram as “inovações tecnológicas” dos anos 80? É nesse clima que publicamos nosso texto no blog de hoje! Vem conferir!

Vamos juntos relembrar as tecnologias dos anos 80?

Apple Macintosh 

macintosh

O produto, que foi lançado oficialmente em 1984, vinha da proposta de uma linha de computadores pessoais e inovou o mercado da informática por sua interface de fácil entendimento e adição do mouse para uso. Esse produto chegou ao mercado custando US$ 2,5 mil – cerca de R$ 8 mil na cotação atual.

Walkman Sony

O Walkman foi um produto lançado pela Sony, em 1º de julho de 1979. Ele permitia que as pessoas pudessem ouvir suas músicas favoritas de qualquer lugar sem incomodar outras pessoas, o que foi um revolução na época. Isso só foi possível graças à inovação da proposta do uso do produto com fones e já não com auto-falantes.

Polaroid 660

Em 1981, as câmeras Polaroid chegaram ao mercado. Sua proposta era oferecer aos usuários uma maneira fácil e prática de registrar momentos importantes de sua vida, uma vez que a foto era impressa pela própria máquina, logo após a fotografia ser feita, sem a necessidade de produtos químicos ou algo semelhante. 

Mesmo sendo um produto lançado há muito tempo, as Polaroids continuam sendo vendidas pelo site oficial da marca, com mudanças e inovações no layout. Confira clicando aqui!

IBM 5150

IBM 5150

Considerado o primeiro computador pessoal construído com peças de diversas empresas, o IBM 5150 revolucionou a informática e lançou um modelo de fabricação utilizado até hoje por diversas companhias. A máquina foi lançada em 1981, a fim de conquistar parte dos consumidores de empresas como a Apple.

O IBM 5150 tinha um processador de modelo 8088 da Intel. A memória RAM era de apenas 16 KB, mas o sistema operacional havia sido desenvolvido e otimizado especialmente para esse computador da IBM, o que deixou o PC com um desempenho confiável.

Telefone Celular

O Motorola DynaTac foi o primeiro celular a chegar ao mercado nos anos 80 e era muito diferente dos modelos que conhecemos hoje. Além do modelo antigo ser extremamente pesado e ter dimensões muito maiores, ele tinha capacidade de armazenar até 30 números e sua bateria demorava cerca de 10 horas para carregar.

 

Bônus

Nintendo GAME & WATCH

nintendo game e watch

Foi no ano de 1980 que a linha de produtos GAME & WATCH, os primeiros vídeojogos portáteis LCD com microprocessador, começou a ser comercializada no Japão. 

Em sequência, os jogos mais amados da Nintendo foram lançados, como Donkey Kong e Mario.

Bacana, não é? Essas foram as inovações tecnológicas dos anos 80! Relembrar é viver! E você? Você se lembra de alguma inovação dos anos 80 fora dessa lista?

Confira outras matérias clicando aqui!

 

Fontes: TechTudo, Techstart e Nintendo

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *