A COR DA VEZ: laranja!
Este é o novo quadro da Aigen! No qual traremos todo mês uma cor em nosso perfil, para falarmos sobre ela, as emoções que ela traz e como ela é usada no mundo do design!
Para isso, usaremos o fascinante livro “A Psicologia das Cores” como referência dos nossos estudos. Ele mergulha nas complexidades das cores e como elas afetam nossas emoções, percepções e até mesmo nossas decisões racionais.
A cor da vez é o Laranja! Um tom muito especial pra gente, pois é a tonalidade que dá vida à identidade visual da Aigen.
O Laranja é a cor relacionada ao entusiasmo, energia, criatividade, vibração, calor e aventura. Ele por sí só é uma cor cheia de sabor, com um aroma diversificado, com a mistura do doce vermelho e do amarelo ácido.
No Ocidente a representação escrita dessa cor se originou devido a fruta laranja, a partir da observação da natureza ela foi nomeada. Só isso já mostra como ela é exótica, porque antes da fruta ser conhecida por toda Europa, a cor “não existia” e era registrada como “vermelho amarelado” nos livros antigos.
Já no Oriente, China e Índia, o nome da cor surgiu devido ao açafrão, um corante extraído de uma planta que é tida como a “rainha das plantas”. Enquanto na Europa esse tempero era extremamente caro, os nobres indianos usavam roupas tingidas com esse corante.
E você sabia que o azul é a cor oposta do laranja?
Essa relação é baseada no círculo cromático, onde as cores opostas são posicionadas em extremidades opostas do círculo.
A razão dessa oposição está relacionada à teoria das cores. O laranja é uma cor quente, formada por vermelho e amarelo – as duas outras cores primárias que não são o azul, enquanto o azul é um cor fria e em termos de comprimentos de ondas, ele tem ondas mais curtas que a cor laranja.
As cores opostas são usadas em produtos e design para se destacarem! Uma vez que uma cor complementa as propriedades da sua cor oposta.
É exatamente por isso que os coletes salva-vidas são laranjas! Para eles se destacarem no mar azul e ser visível de muito longe no mar. Olha como a cor laranja se destaca em um fundo azul:
Para Van Gogh “não existe laranja sem azul” e por isso ele usava tanto essas duas tonalidades para destacar suas artes.
E aí, gostou do conteúdo? Fique ligado que a Cor da Vez irá voltar!
Muito obrigado pela leitura e até mais!
Não esqueça de visitar os nossos portfólio e seguir a gente nas redes sociais.
Por Redação
14/06/2024 às 17h00