Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Entenda por que, mais do que nunca, seu negócio deveria investir em um aplicativo

aplicativo

O texto a seguir foi produzido por Carla Puttini e Vinicius Zimmer, Market Insights Lead e App Lead Brazil, respectivamente, funcionários do Google. A matéria é extremamente interessante e mostra com diversos dados retirados de fontes confiáveis (confira abaixo) como a presença online via mobile e mais ainda, via app vem crescendo entre a população brasileira e tem se mostrado uma oportunidade de negócio. Confira abaixo!

Para transações bancárias, delivery, compra de roupas, eletrodomésticos ou contratação de serviços, os apps são uma mão na roda para muita gente no país. E qual empresa não quer fazer parte dos momentos decisivos das pessoas?

Temos visto novos comportamentos determinarem tendências de diversas áreas dos serviços e dos produtos — e é aí que os apps se tornam uma nova fonte de receita para as marcas. Mas quais estratégias as empresas podem incorporar para alcançar esse objetivo? Qual o melhor formato de publicidade para promover um app?

Um pouco de contexto

Antes de responder às perguntas acima, mostraremos um pouco do atual cenário dos usuários de mobile no Brasil. Os dados revelam que qualquer usuário online pode ter as melhores experiências de software e hardware existentes por meio de um app e um smartphone.

Os números expressivos também indicam que a melhor maneira de se conectar com o consumidor é priorizar uma estratégia mobile-first.

O celular se transformou na tela mais importante da vida das pessoas, e ter um app da sua marca instalado nele é o maior share of mind que seu negócio pode ter. Não à toa, os brasileiros passam quase 5 horas conectados ao celular todos os dias.1 E em 92% desse tempo as pessoas estão utilizando algum aplicativo.2

Da app store para a mão do consumidor

Mas não basta ter um app, é preciso trabalhar para ocupar um espaço permanente na prateleira digital dos consumidores. E em que lugar da prateleira do seu cliente você pretende estar?

Com o cenário de apps mais competitivo, é importante se posicionar no lugar certo para ser lembrado pelos usuários e ter seu aplicativo consolidado.

Para ajudar o app da sua marca a ser lembrado e usado de forma recorrente, o Google oferece dois formatos de campanhas que funcionam para pequenos ou grandes anunciantes se reposicionarem nessa prateleira, entendendo o objetivo de cada negócio:

1. Campanhas de app

Em 2020, a Casas Bahia estava passando por um rebranding quando decidiu habilitar uma nova fonte de receita com ajuda do aplicativo da marca. Ocupando o quinto lugar na lista de apps instalados, a varejista apostou na utilização de campanhas de app com foco em engajamento para se comunicar com sua base de clientes — 13M de usuários com o app instalado.3 Hoje, o app da Casas Bahia apresenta o melhor open rate entre as grandes marcas de varejo, desenvolvendo uma grande variedade de criativos e ofertas atraentes.

Outro case importante foi o de Magalu: com objetivo de colocar seu app na home screen de milhões de brasileiros durante a Black Friday de 2020, a gigante do varejo também usou a campanha de app com foco em instalações para tornar seu aplicativo um canal protagonista durante os dias mais importantes da promoção. O resultado pôde ser visto nos números com um crescimento de +287% (YoY) nas vendas, além de um aumento no volume de instalações e no engajamento com o aplicativo.4

2. Estratégias de lances no Firebase

Com 23M de usuários no app5, a OLX procurou atrair novos anunciantes para manter sua enorme base de compradores ativa e engajada. Para isso, a marca tinha 3 objetivos: captar novos anunciantes, aumentar a eficiência de mídia e ampliar o volume de instalações. E a solução encontrada foi otimizar suas campanhas de app através das estratégias de lances no Firebase, que habilitou benefícios exclusivos para as campanhas e impactou positivamente na performance.

Um passo rumo às transformações

Os cases acima nos mostram que a lógica tradicional da publicidade mudou. Para alcançar os objetivos de negócio, hoje temos ajuda da automação. É assim que possibilitamos, diariamente, o alcance a milhões de brasileiros propensos a instalar e se engajar com seu app em apenas alguns cliques.

Você pode explorar as possibilidades de acordo com a necessidade da sua marca e entregar o melhor serviço ou produto aos consumidores conectando seu negócio às tecnologias do Google. Experimente.

Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui

Fontes:

1 Telebrasil, agosto 2019
2 TIC Domicílios, 2019
3 App Annie, Android e iOS, Mar 2021
4 Magalu Google Ads, 2020
5 App Annie, Android e iOS, Abr 2021

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *