Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Papo reto: A formação para além da sala de aula - Ep. 2

No segundo episódio do Papo Reto, convidamos nosso programador Vinicius pra contar pra gente um pouco mais sobre como foi começar na programação sem a formação tradicional da faculdade e falar também sobre alguns desafios do dia a dia dessa profissão.

Por redação

17/09/2021, às 14h

papo reto ep 2

Ensino Médio, faculdade, trabalho. Esse é o caminho que a grande maioria das pessoas têm em mente, ao conversar sobre o início de uma vida profissional. É até por isso que quando encontramos alguém que não seguiu esse plano-padrão, estranhamos.

O Vinicius, programador da Aigen há 8 anos, fez um caminho diferente. Por meio de sua curiosidade, muito esforço e pesquisa, ele aprendeu sozinho a programar. Mostrando tudo o que sabia, ele conseguiu sua primeira vaga de emprego e a partir daí, nunca mais parou.

Ele já está na área da programação há 10 anos e segue firme e forte, aprendendo e aplicando o que já aprendeu todos os dias.

Confira a entrevista que fizemos com ele e entenda um pouquinho de como ele fez isso:

 

A) Para você, qual é o futuro da área de backend?

V) Eu sinto que cada vez as coisas vão ficando mais fáceis, não só na área de backend mas em tudo, ligado a programação e desenvolvimento. Cada vez a gente vai tendo mais recursos para trabalhar e as coisas vão ficando cada vez mais práticas.

 

A) Qual o maior impacto de expectativa x realidade que você sentiu quando começou a trabalhar na área de backend?

V) O maior impacto expectativa x realidade… eu não tinha muita expectativa, na verdade. Entrei ali para fazer um dinheirinho. Uma surpresa que tive logo no começo foi que eu achava que ia fazer mais sites e hoje em dia, faz muito tempo que eu não faço um site, eu faço só sistemas.

 

A) Na vida profissional, o que mais te surpreendeu e o que mais te decepcionou?

V) O que mais me surpreendeu foi que comecei a trabalhar com isso do nada, há uns 10 anos atrás e estou nisso até hoje.

O que mais me decepciona na área é que todo mundo tem uma ideia brilhante e quer que você programe essa ideia sem querer pagar o serviço.

Vejo muito “faz aí e se der certo, nós 2 ganhamos”… Mas se não der certo, eu perco em dobro, né? Porque quem desenvolve sou eu. Isso é muito chato. Me parece que as pessoas não entendem que eu vou ficar vários meses fazendo a ideia deles acontecer pra se der certo, eu ganhar alguma coisa.

 

A) Você programa há mais ou menos 10 anos. Nesse período, o mercado já mudou diversas vezes. Como você se manteve atualizado para continuar trabalhando?

V) Comecei com 15 anos e me mantenho atualizado principalmente naquilo que eu faço… Por exemplo, uso o PHP, então uso as versões mais novas dele e também dos frameworks. 

Assim, muita gente fala que PHP é ultrapassado e que eu deveria usar outra coisa, como o Angular, mas demanda para PHP sempre vem, então enquanto tiver demanda, vai ter oferta da minha parte (risos).

 

A) Qual foi seu maior desafio para começar na programação sem a formação formal (faculdade)?

V) Como qualquer coisa na vida que você aprende sozinho, meu maior desafio foi não saber nada e ir aprendendo as coisas do 0. Acho que a grande dificuldade que eu tinha era com o nome das coisas. Às vezes eu via algum termo, alguma coisa, eu não sabia o que era, mas eu usava aquilo. Eu só não sabia o nome. Acho que essa foi minha maior dificuldade.

 

A) Qual foi o projeto mais desafiador que você já teve? Qual foi sua função nele e o que você aprendeu?

V) Foi um aplicativo para um de nossos clientes. No começo, eu era só o backend e depois, acabei fazendo de tudo: front e back. Na verdade, eu sinto que todo mundo no final faz um pouco de tudo. Foi bem bacana porque aprendi como desenvolver aplicativo mobile e acho que esse foi o projeto mais desafiador, pois tivemos bastante problemas no desenvolvimento dele e tivemos que resolvê-los.

 

No nosso time só tem feras e o Vinicius é uma delas!

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente aqui no chat ou no inbox do Instagram 🙂

Nosso próximo entrevistado é o Bruno, nosso caçula da programação. Você quer deixar alguma dúvida sua pra ele? Manda pra gente!

 

Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *