Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Papo reto: A formação para além da sala de aula - Ep. 3

Hoje, o papo reto é com o nosso caçula da programação. O Bruno faz parte da Aigen desde 2019 e vem aprendendo e colocando em prática muito conhecimento.

Por redação

papo reto a formação para além da sala de aula

O combo estágio/trabalho + faculdade causa um frio na espinha gigante em muita gente. Afinal, são duas áreas que exigem muito do estudante/profissional. Mas… apesar de cansativo, é um período de muito crescimento e desenvolvimento, já que é possível aplicar pelo menos um pouco do que você aprendeu em sala de aula no desenvolvimento de algum projeto, no trabalho.

Hoje, entrevistamos o Bruno, que está com a gente na Aigen desde 2019, enquanto cursa a faculdade de TI, para entender um pouco mais sobre os desafios desta empreitada e também trazer dicas para quem ainda vai viver essa fase.

 

A) Para você, qual é o futuro da área de back-end?

B) Extremamente promissor. A tecnologia está evoluindo a cada segundo, e com isso gerando novas necessidades que serão supridas pela mesma. Sendo assim, o desenvolvimento back-end será cada vez mais requisitado.  

 

A) Qual o maior impacto de expectativa x realidade que você sentiu quando começou a trabalhar na área de back-end?

B) Minha expectativa era conseguir aprender com facilidade, como foi com o front-end. Porém, o back-end possui uma vasta variação de casos e necessidades do cliente, então cada sistema é único, criando dificuldades diferentes e únicas em cada projeto.

 

A) Na vida profissional, o que mais te surpreendeu e o que mais te decepcionou?

B) Fui surpreendido pelas possibilidades infinitas na área de desenvolvimento e seu déficit de profissionais no mercado de trabalho. Até hoje nada me decepcionou.

 

A) Você já sentiu falta de algum conhecimento específico na faculdade, que teve que aprender sozinho por conta do trabalho? E se sentiu, como foi ter que estar aprendendo 2 coisas ao mesmo tempo?

B) Sim, o tempo todo. Infelizmente, na faculdade aprendemos linguagens arcaicas. No meu caso, nunca aprendi desenvolvimento web. Tive que estudar por conta própria desenvolvimento web e mobile utilizando Flutter. É um pouco cansativo ter que estudar linguagens de programação para a faculdade e outras distintas para o trabalho, porém é satisfatório.

 

A) Como você concilia a rotina do trabalho com a do estudo? Quais os pontos positivos e negativos dessa rotina?

B) Gasto muito tempo focado no trabalho e faculdade, resta pouco para o lazer e descanso. Mas no final da faculdade, todo o esforço valerá a pena.

 

A) Quais são suas expectativas para quando se formar?

B) Conseguir desenvolver muito mais meu conhecimento profissional e agregar tanto para mim quanto para a empresa onde trabalho.

 

E você? O que você gostaria de perguntar para o Bruno? Deixe sua pergunta no chat ao lado ou comente em nosso post no Instagram. Vamos responder a sua pergunta! 🙂

Nosso próximo entrevistado é o Rafael, o CEO aqui da Aigen.

 

Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *