Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

E agora? Dicas para sobrevivência de empresas em tempos de Covid-19

Este momento de incertezas e adaptação atinge a todos: pequenas, médias e grandes empresas, empregados e empregadores. Para ajudar, separamos algumas dicas para a sobrevivência das empresas.

Por Juliana, Analista de Mídias

06/04/2020 às 10h00

empresas-sobrevivencia

A situação da pandemia do Covid-19 está gerando enormes mudanças no dia-a-dia de todos, em todas as áreas: saúde, política, educação, serviços, etc. Para tentar contribuir com a sobrevivência das empresas, separamos algumas dicas relevantes para o momento. Confira!

 

1. Se você pode, venda on-line!

Este é o melhor momento para colocar em prática a ideia de digitalizar seu negócio. Se seu produto pode ser vendido a distância, aproveite essa oportunidade! Sem poder ir à shoppings e lojas físicas, os consumidores estão se voltando cada vez mais para as compras online, a fim de satisfazerem suas necessidades de compra. Não tem um negócio online? Entre em contato conosco! Temos a solução digital que você precisa!

2. Procure negociar despesas

O momento é de instabilidade global. Converse com seus fornecedores, procure negociar prazos e valores. Faça o mesmo com os bancos. Outra dica importante: evite despesas desnecessárias, como uso indiscriminado de energia elétrica, telefonia e internet ou o armazenamento excessivo de um estoque mal planejado. Use apenas o necessário. O momento é de instabilidade e não se sabe quando tudo voltará ao normal.

3. Que tal colocar produtos parados em promoção e liquidação?

Sabe aquele produto que está em seu estoque há um tempo e não tem vendas? Faça promoções e liquidações! Este é o momento de vendê-lo e gerar renda com o que está parado.

4. Aproveite as ferramentas on-line!

Presta serviços presenciais? Que tal tentar adaptá-los para alguma plataforma online? Sabemos que muitos serviços não podem mesmo ser adaptados, mas caso seu trabalho seja relacionado a consultorias, reuniões e cursos, tente fazer uso de plataformas de conversação, como Skype, Zoom, Hangouts, entre outros.  

5. Entre em contato com o SEBRAE

O Sebrae criou um SAC exclusivo para auxiliar os pequenos negócios a tirarem suas dúvidas sobre o que fazer nesta crise. Confira aqui!

6. Enxergue oportunidades

Num primeiro momento, é claro que seu foco é “apagar o incêndio”, mas não se limite a isso. Procure de que maneira sua empresa pode se destacar, seja na estrutura de seu negócio, como oferecendo delivery, ou seja com promoções e marketing digital, estratégias essenciais nesse momento para as empresas.

7. Seja transparente

Esse é um momento em que estamos frágeis e preocupados. É primordial que você se posicione neste momento e conte aos seus clientes quais as precauções que você está tomando quanto à crise do Covid-19. Explique as medidas tomadas para proteger seus funcionários e de que modo você está buscando garantir que seu produto ou serviço não contribua para a disseminação do vírus.

As medidas acima não garantem a sobrevivência das empresas, mas são dicas que podem fazer toda a diferença e num momento como esse, qualquer vantagem de caixa é bem-vinda.

Além de todas as dicas, lembre-se: sempre que possível, fique em casa! O isolamento é importante para conter a disseminação do vírus. Esse período vai passar vamos nos recuperar!

 

Confira também: Por que lavar as mãos evita o contágio pelo vírus?

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *