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Oppenheimer: Por que o Filme deu tão certo? Entenda como o Marketing tem a ver com isso!

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O vencedor de 7 estatuetas do Oscar, inclusive a de melhor filme deste ano, “Oppenheimer” é um filme histórico baseado em fatos reais, dirigido por Christopher Nolan e inspirado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, “Prometeu Americano: O triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer.

Ambientado na segunda guerra mundial, o longa acompanha a vida de Oppenheimer, diretor do laboratório de Los Alamos, que mais tarde seria o criador da bomba atômica. 

Mas por que o filme deu tão certo?

As pessoas gostam de se emocionar e se inspirar com uma boa história! E Oppenheimer entregou tudo que o público queria. Desde um bom elenco, com atores renomados e queridos pelos fãs, até um diretor excepcional em construir narrativas envolventes. 

O filme não apenas foi bem produzido, como também investiu em um marketing muito eficiente na sua época de lançamento. E como bem sabemos, o marketing tem o poder de deixar uma marca duradoura na mente e no coração do público.

O ator!

Cillian Murphy Oppenheimer

A popularidade do ator principal de Oppenheimer, Cillian Murphy, é um dos fatores que impulsionou o filme. Ele participou de produções muito famosas como “Batman Begins” de 2005, “Batman Cavaleiro das Trevas” de 2008, “Dunkirk” de 2017. Mas o que realmente aumentou a sua fama nos últimos tempos é seu personagem Thomas Shelby, em “Peaky Blinders”.

Esta é uma série sobre uma família de gângsteres liderada por Thomas Shelby, após a primeira Guerra Mundial. Eles lidam com negócios criminosos, confrontam rivais e tentam expandir seu império.

Os muitos fãs fiéis da série obviamente se juntaram para acompanhar mais uma produção com o Cillian Murphy, e isso ajudou Oppenheimer a aumentar a sua base de espectadores. 

O diretor!

Christopher Nolan OppenheimerMas não foi só o ator principal que chamou a atenção do público! O fato do filme ser dirigido por Christopher Nolan, um diretor renomado, trouxe os olhos do público para essa produção.

Christopher Nolan é conhecido por ótimos filmes como Batman, Dunkirk, Tenet, e Interstellar, este último sendo um dos mais famosos do diretor. Muitos de seus filmes estrelados por Cillian Murphy, marca a grande amizade entre o diretor e o ator e reforça o fato deles saberem trabalhar um com o outro perfeitamente.

Em Oppenheimer, um filme biográfico, Christopher conseguiu colocar a sua identidade sem se perder na história, e direcionando sempre o filme a favor do livro em que foi inspirado, ao invés de fugir dele! 

Oppenheimer x Barbie

barbie x oppenheimerE por último, aqui está o grande trunfo marcador do Marketing por trás dos lançamentos do filme. 

Oppenheimer e Barbie foram filmes muito esperados pelo público. O primeiro pelos fatores citados acima e o segundo por causa da sua base de fãs consolidada ao longo de gerações. 

São filmes com propostas totalmente diferentes que acabaram sendo lançados no mesmo período no cinema. Assim, iniciou-se uma rivalidade inusitada e histórica. Esse confronto ganhou até um termo,  “Barbenheimer”.

E os dois construíram um marketing e uma grande divulgação em cima disso, impulsionando os dois títulos. De acordo com o levantamento da Ingresso.com em 19 de julho de 2023, 30% dos clientes compraram os dois filmes na pré-venda. E dessa porcentagem, 58% deles assistiram ambos no mesmo dia!

A rivalidade realmente virou um evento na época, criando diversos memes e imagens sobre esse acontecido. Os fãs até mesmo juntaram em posters fictícios os dois filmes. 

O Marketing dessa rivalidade

barbenheimerO surgimento deste confronto foi orgânico, por conta das datas de lançamento. Porém, essa situação nos ensina bastante sobre marketing, uma vez que não conseguimos mais pensar nos dois filmes sem lembrar desse evento. 

Os atores recebiam perguntas constantes sobre essa “briga”, então consequentemente quando falava de um filme, o outro era citado. Virou um caso de Marketing por assimilação, que aumentou o “caso” e divulgou os dois de uma só vez! 

Os cinemas também aproveitaram para montar Stands com a identidade visual dos dois filmes, um do lado do outro, para as pessoas tirarem fotos. A diferença dos filmes em narrativa e das estéticas deixou tudo mais engraçado.

 

 

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Por Redação

18/03/2024 às 19h

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