SEO - O que é e por quê você precisa dele
Por Redação.
29/01/2021, às 14h
Você sabe o que é o SEO e qual a sua importância no dia a dia? Bem, se você tem um site ou blog, com certeza já ouviu falar dessa sigla importante…
SEO significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para motores de busca. Se você investe tempo e pessoas na melhoria do SEO de seu site, você está investindo no ranqueamento orgânico (gratuito) dele. O SEO é, na prática, um conjunto de técnicas que buscam manter o conteúdo de seu site atrativo e facilitado para indexação (veiculação) na internet.
Pensemos por exemplo que você tem um e-commerce de chapéus. Você vende os mais diversos modelos e tamanhos de chapéus e gostaria que quando seu cliente pesquisar por chapéu de coco, seu site fosse o primeiro que aparecesse ali no buscador, mas você não tem dinheiro para investir em anúncios (ranqueamento pago). É possível que seu site ainda seja um dos primeiros? Sim! Com o ranqueamento orgânico, trabalho do SEO!
OK… mas como fazer esse SEO?
Ao buscar otimizar o SEO, o que você deve ter em mente é que os buscadores procuram colocar como primeiros links os sites que oferecem a melhor experiência para o cliente. Não adianta, portanto, dar prioridade para as dicas abaixo se elas tornarem seu texto um texto difícil de compreender, pois o buscador irá colocar seu site para baixo. Por isso, faça as alterações necessárias tendo em mente um texto leve e fluido, que traga a informação pedida pelo usuário e agregue conhecimento para ele.
Uma das regras básicas para o bom ranqueamento orgânico do site é que ele seja constantemente atualizado. Isso significa que informações novas em páginas já existentes devem sempre ser adicionadas, assim como novas páginas.
Frequentemente, os blogs são muito utilizados (mesmo em e-commerces) pois ajudam a trazer conteúdo de qualidade relacionado ao produto vendido e podem, muitas vezes, ser a porta de entrada do cliente do e-commerce. Ainda usando o exemplo da venda de chapéu de coco, você pode por exemplo criar uma matéria para o blog contando a respeito da evolução do chapéu de coco ao longo dos anos, na moda Brasileira, ou ainda, quais estampas estão em alta nesse modelo de chapéu. O assunto depende daquilo que for mais atrativo para seus clientes.
Outro ponto importante é investir nas páginas individuais de cada produto. O SEO não é algo feito apenas uma vez no site e fim. Ele deve ser constantemente atualizado e alimentado, em todas as páginas.
Abaixo, confira alguns ajustes no SEO que você pode fazer nas páginas de seu site hoje:
- Fique de olho na quantidade de vezes que sua palavra-chave se repete no texto do produto ou do blog.
A palavra para a qual você deseja aparecer no topo do buscador deve estar presente no título do texto e algumas vezes também no corpo dele, afinal ele deve ser o assunto principal. Mas cuidado, não exagere! Os buscadores não gostam de excessos.
- Atente-se ao tamanho da imagem.
Se a imagem do texto for muito grande, o site poderá demorar a carregar e a nota do SEO pode abaixar. A velocidade do site também é considerada no momento de ranqueamento entre as opções pelos buscadores. Além disso, devemos levar em conta também o Text Alt – o texto alternativo da imagem. Ele deve ser uma breve descrição a respeito do que é a imagem.
- Atenção também às palavras de transição – palavras que ligam um parágrafo ao outro. Sua presença nos textos é muito importante.
Expressões como “do mesmo modo”, “bem como”, “contudo”, “em seguida”, “logo depois”, “imediatamente”, “assim também”, “conforme”, por fim”, “acima de tudo”, “como resultado” e muitas outras são expressões que ligam frases e parágrafos uns aos outros dentro do texto, trazendo fluidez a ele. Confira no site Conexorama algumas expressões principais que podem te ajudar.
- Procure escrever sempre sentenças curtas e evite as frases longas;
- Escreva artigos completos
O Google, por exemplo, considera que quanto maior o artigo, mais informações a respeito do tópico principal do texto ele contém e assim, mais completa a informação para o usuário. Por isso, invista tempo e busque por referências para o texto, a fim de torná-lo rico em conteúdo e qualidade.
Manter seu SEO atualizado traz vantagens aos seus clientes, que acessam boas páginas, aprendem com seu conteúdo e para você, que torna-se mais conhecido no mercado e pode ainda efetivar novas vendas a esses clientes.
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AP blog
Parabéns pelo post, sucinto e com informações importantes!
Escrever frases longas realmente atrapalha a legibilidade do texto e influencia o SEO.
Quando passei a escrever frases mais curtas tive melhores resultados.
Lidia Stateri
Ótimo artigo. Eu também gosto bastante da questão de palavras similares. Os mecanismos de busca estão muito inteligentes e conseguem interagir com o texto de forma que palavras similares também são classificadas para a relevância do tópico em questão e não apenas a palavra chave propriamente dita.