Atualizações e mudanças para a melhoria de sites: de onde vêm?
Entenda sobre um pouco sobre o motivo das mudanças e inovações desenvolvidas em produtos digitais
Por redação
22/08/2022, às 14h
A melhoria dos sites, sistemas e aplicativos é constante. O Facebook pode não ser a rede social do momento, mas nem por isso, ele deixou de buscar por atualizações e melhoria de sites, na tentativa de apresentar o melhor ao seu usuário.
No mês de julho, o Facebook anunciou uma nova mudança para o aplicativo da plataforma: a criação da aba Feeds, que promete destacar as publicações mais recentes de amigos, páginas e grupos. A página principal do aplicativo, que antes exibia esses conteúdos, está sendo utilizada para novos conteúdos e descobertas para o usuário, estilo Tik Tok, o aplicativo de vídeos que vem crescendo e ganhando cada vez mais usuários.
Mas… de onde surgiu essa mudança?
Mudanças e melhoria de sites como essa são feitas geralmente a partir de um estudo anterior sobre o comportamento do usuário (como ele reage a certo estímulo, qual o comportamento dele na minha página, como ele se comporta na página de meus concorrentes, etc). No caso dessa mudança em específico, o aplicativo pode ter se inspirado no concorrente, que utiliza a mesma organização de abas.
Mas esse estudo pode ser feito também a partir da análise do uso do próprio aplicativo, site ou sistema, com tecnologias como teste A/B, análise de relatórios de uso e mapa de calor. Esses relatórios são muito importantes para a tomada de decisão a respeito do produto final, uma vez que, sendo desenvolvido para o usuário, a opinião desde é estritamente importante para que o produto continue relevante.
Muitas dessas análises nós aqui da Aigen fazemos utilizando uma só ferramenta, que nos dá relatórios riquíssimos: o Google Analytics 4. Ele nos mostra, por exemplo, quais as conversões (previamente ajustadas) feitas pelos usuários (e tudo isso, dentro das normas da LGPD).
Bacana, não é?