Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

O que é SMO e como utilizar em seu negócio

Por Top News Tech, Parceiros

26/01/2023, 13h

banner-blog-o-que-e-smo-e-como-utilizar-em-seu-negocio

Você sabe o que é ou já ouviu falar do SMO? Essa sigla, que significa Social Media Optimization, ou otimização de mídias sociais, em sua tradução para português, nada mais é do que uma metodologia que junta uma série de estratégias que vão ter como objetivo consolidar uma companhia através das redes sociais.

Vale a pena destacar que em um cenário moderno e digital como o nosso, as redes sociais são um ambiente extremamente relevante, já que essas plataformas colecionam bilhões de usuários ativos todos os dias. Portanto, é importante conhecer o SMO e se apropriar desse ambiente extremamente popular entre as pessoas. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do SMO e suas principais característica para que possa trazer ainda mais benefícios para imagem e gestão de sua empresa. Você vai descobrir que com essa estratégia, mesmo sem ter se formado em um curso de gestão financeira, por exemplo, é possível entender como utilizar os relatórios de faturamento e qual a sua real importância para uma empresa. 

 

O que é SMO e como otimizar o seu conteúdo?

Para quem não conhece, o SMO é uma metodologia que reúne uma série de de estratégias, assim como já mencionado anteriormente, focando em um principal ambiente, que por sua vez é as redes sociais, uma vez que no mundo moderno e digital, essas plataformas são extremamente relevantes e protagonizam a vida de milhares de pessoas. 

Nesse sentido, é importante destacar que assim como não existe apenas uma estratégia nessa metodologia, também existem vários tipos de redes sociais e é importante analisar quais as melhores plataforma para o seu público de acordo com os perfis de sua persona. Traçar esse perfil pessoal também é algo extremamente importante para o SMO.

Em suma, esse tipo de metodologia permite uma série de manobras, como usar tráfego pago, ou investir na otimização de conteúdos para melhorar o alcance orgânico e, até mesmo, combinar tráfegos pagos com orgânicos, tudo isso sem precisar ser formado em gestão comercial ead, por exemplo. 

Apesar de ser uma estratégia cheia de benefícios para a companhia que a adota, é importante se atentar ao SMO com desempenho correto, já que essa é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais destaque dentro do Marketing Digital, até mesmo para empresas da área da saúde, através de equipes formadas em gestão hospitalar ead.

Em síntese, é possível notar que as técnicas do Social Media Optimization conseguem monitorar todo o processo das redes sociais, desde a publicação dos conteúdos, passando pela sua análise e aprimorando através dos números gerados por resultados estratégicos. Isso garante uma melhor visibilidade para a marca em canais de mídia.

 

Como utilizar o SMO em seu negócio?

Desde que a empresa esteja empenhada em aplicar essa estratégia em seu negócio, não é preciso que a equipe seja formada em nenhum determinado curso, como o curso de gestão de pessoas, mas sim que busque se atentar às características da metodologia na hora de colocá-la em prática. Confira formas de aplicar o SMO em sua companhia:

   1. Faça a criação de conteúdos

Se você quer habitar o universo das redes sociais é fundamental que invista na criação de conteúdo que seja não só relevante para seu público, como de qualidade e coerente com a plataforma escolhida. Dessa forma, evite posts com tons agressivos ou comerciais demais.

   2. Conheça o horário mais apropriado e frequência para postagem

Além de saber o que publicar, é preciso descobrir quais os melhores horários de realizar as postagens, de acordo com os horários em que o seu público mais fica online e mais consome na plataforma escolhida.

Ter uma frequência aliada com o consumo de sua pessoa também é extremamente relevante. 

   3. Não tenha medo de reutilizar posts

Saiba como aproveitar de maneiras diferentes conteúdos que já foram produzidos. Além disso, é relevante criar um complemento para um post que se deu bem no passado. 

Quais os benefícios do SMO?

Assim como já mencionado anteriormente, essa é uma metodologia que vem ganhando destaque dentro do Marketing Digital, não só pela ascensão das redes sociais, mas também pelos benefícios que suas estratégias podem trazer, e essas vantagens incluem:

 

  • Custos reduzidos em relação ao marketing em redes sociais;
  • Reconhecimento e relação aprimorada com o público;
  • Conteúdo bem alinhado;
  • Marca e imagem da companhia com maior valorização.

 

Contudo, para conseguir fazer o bom do marketing digital e das redes sociais, é crucial compreender o seu público-alvo.

Qual a importância do SMO para o seu negócio?

A principal importância dessa metodologia é justamente inserir a companhia, com o pé direito, nas redes sociais.

As redes sociais são ambientes tão relevantes que existem na nossa sociedade e protagonizam a vida da maioria das pessoas no mundo inteiro, sejam eles crianças, adultos, pessoas formadas em gestão estratégica de marketing e vendas ou sem escolaridade. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *