Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Papo Reto - liderança e gerenciamento de projetos com o Rafa

Por Juliana Sartori, Analista de Mídias

13/07/2022, 13h

liderança e gerenciamento de projetos

Liderança e gerenciamento de projetos são temas importantes e delicados, presentes na vida de qualquer líder. Hoje, trouxemos nosso CEO, o Rafael, pra responder algumas perguntas, que levantamos sobre o tema. Vem conferir!

A Aigen nasceu em 2012, de um lugar de insatisfação. O Rafael, nosso CEO, não estava contente com as empresas nas quais trabalhou e resolveu criar seu próprio espaço, para criar um ambiente onde o trabalho não é engessado e as pessoas tenham valor. 

De 10 anos pra cá, a Aigen cresceu e muita coisa mudou, inclusive o Rafa. Com todo esse tempo no mercado de trabalho, gerenciando e liderando nossa equipe, ele acumulou diversas experiências e histórias pra contar. 

Hoje, vamos aproveitar um pouquinho dessa bagagem, em uma entrevista especial com ele, sobre liderança e gerenciamento de projetos. Confira:

 

(A) Rafa, você está no mercado há 10 anos, com a Aigen. Para você, nesse tempo, quais os maiores desafios de empreender? 

(R) Na maioria das vezes, o maior desafio é lidar com pessoas e entender a necessidade de cada um, tanto clientes, quanto colaboradores. Saber lidar com as pessoas é essencial para qualquer empreendimento. 

 

(A) Como funciona o gerenciamento dos projetos quando não é você quem desenvolve o projeto? Qual a maior dificuldade nesse processo?

(R) Para mim, para gerenciar é preciso ter conhecimento prático daquilo que está sendo desenvolvido. Sem isso, o gerente se torna apenas um distribuidor de tarefas, que ele não faz ideia como fazer. Por mais que não seja eu que desenvolva a parte prática do projeto, eu preciso saber a grande parte do que está sendo feito, para que eu possa direcionar o projeto para o caminho correto. A maior dificuldade é a comunicação, e isso já estende a questão de lidar com as pessoas. Sem isso, nada funciona.

 

(A) Para você, o que é ser um líder?

(R) Eu sempre falo pras pessoas que trabalham comigo que eu não me vejo como um líder, eu acho estranho quando esse termo é dirigido a mim (apesar de saber que eu preciso ser). O que eu faço aqui na Aigen é facilitar a vida das pessoas nos projetos e garantir que ele siga o caminho correto, mantendo a qualidade do projeto e da vida de quem trabalha neles.

 

(A) Como exercer a liderança sem ser autoritário?

(R) Com respeito. Quando o respeito é mútuo, tudo flui perfeitamente.

 

(A) Como lidar com os erros no percurso dos liderados? (Quando erramos e acaba atrapalhando o projeto)

(R) Os erros sempre vão acontecer, afinal, não somos perfeitos. Mas cabe a cada um ter a responsabilidade naquilo que está fazendo. E novamente entramos no fator da comunicação, pois com ela a chances de erros grandes acontecerem são reduzidas. 

 

(A) Você já teve alguma experiência marcante que te ensinou muito sobre liderança ou gerenciamento de projetos?

(R) Toda a minha carreira na Aigen foi e é um aprendizado, todos os dias eu aprendo algo e tento melhorar a forma de gerenciar as pessoas e os projetos. 

 

——————————-

Bacana, não é?

 

Confira outras matérias como essa em nosso site, clicando aqui

Siga-nos nas mídias sociais por aqui! Instagram, Facebook

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *