O estudante do futuro (...e do presente!)
Hoje é dia do estudante e pensando na data, refletimos sobre um tema muito bacana, importante e atual: a relação entre o estudante e o ensino. Hoje, por conta da tecnologia, essa relação vem mudando. Continue lendo e descubra mais!
Por redação
17/11/2020, às 13h
O ensino tradicional presencial sempre enfrentou desafios, como limitações geográficas e físicas, cursos longos e que se tornam obsoletos antes mesmo de seu fim e ensino homogeneizado para todos os estudantes. Quando a pandemia começou, esse quadro se agravou ainda mais. Mas… como resolver os pontos levantados?
ENSINO A DISTÂNCIA
Então, um nicho de mercado já existente despontou como tendência: o ensino a distância. Com tecnologias como de chamada de vídeo online, e-books, vídeo-aulas e muito mais, o ensino a distância não foi apenas disponibilizado, mas teve grande aderência, uma vez que resolve os problemas de mobilidade e de tempos de aprendizagem diferentes para estudantes do mesmo curso. Este é um modelo de curso que promete ter vindo para ficar e está em constante crescimento.
Segundo uma pesquisa feita pelo Google e divulgada pela VOCÊ S/A, as principais atividades dos brasileiros neste período são estudar ou trabalhar (35%), executar tarefas domésticas (21%), buscar informações (11%), exercitar-se em casa (9%) e realizar atividades com os filhos (9%). A mesma pesquisa aponta que o interesse por cursos online teve o maior resultado de todos os anos, o que mostra que os brasileiros estão interessados e em busca de utilizar seu tempo livre para se aprimorar.
As características principais desse novo método educativo são essencialmente essas: descentralização do ensino, networking mais próximo e maior oferta de cursos e professores.
1 – DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO
Com ensino descentralizado, o estudante não irá obter todos os conteúdos a serem estudados em uma única fonte. Isso fará com que o conhecimento seja construído de acordo com a necessidade individual de cada um, o que torna o processo mais personalizado e efetivo, ampliando as possibilidades de escolha de cada aluno.
2 – NETWORKING
Esse na verdade é um ponto que se mantém de cursos presenciais tradicionais para cursos online. Tanto em um quanto em outro, o networking, ou seja, o contato com outros estudantes é extremamente importante e presente. Com ele, a troca de conhecimento torna-se ainda mais intensiva do que se feita somente com o professor. Se considerarmos ainda as diversas opções de cursos e alunos presentes em cada um deles, os cursos online apresentam ainda mais possibilidades de networking.
3 – MAIOR OFERTA DE MODELOS DE CURSOS E PROFESSORES
Quem nunca teve um professor extremamente inteligente mas que não sabia ensinar que atire a primeira pedra. Infelizmente, em instituições consolidadas, pedir pela substituição de um professor por falta de didática exige muito esforço e muitas vezes, a iniciativa “morre na praia” por conta da burocracia. Em cursos online, o poder de escolha mais uma vez está em suas mãos. Não gostou do curso? troque! Pesquise e você irá encontrar cursos de valor menor ou até mesmo gratuitos com outros professores, que se adequem ao seu estilo de aprendizagem.
Mas… isso tudo quer dizer que o ensino presencial morreu?
De maneira alguma! O primeiro ponto que devemos considerar é que hoje, 46 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, segundo uma matéria realizada pelo site Brasil de fato. Sendo assim, é necessário que o ensino tradicional seja mantido, a fim de democratizar o conhecimento e facilitar o acesso de todos a ele ao máximo.
Além disso, muitos estudantes preferem a metodologia presencial e de cursos maiores. Isso pode se dar por diversos fatores, como por exemplo, a adaptação ao novo cenário. Muitos estudantes inclusive relatam dificuldades em separar os momentos de estudo e descanso agora que ambos acontecem no mesmo espaço: dentro de casa.
Os cursos menores e online nasceram da necessidade de outro nicho de estudantes e por conta da facilidade que oferecem, tendem a crescer. Ainda sim, um modelo não exclui o outro.
E aí? curtiu o conteúdo?
Então fique ligado em nossas mídias sociais e acompanhe tudo o que postamos por lá para não perder nenhuma novidade!
Entre em contato pelo e-mail contato@aigen.com.br ou pelo chat ao lado e solicite seu orçamento!
Você também nos encontra nas mídias sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn
Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui