O que é e Quais as Vantagens de um Sistema Web
Você já se perguntou o que é um Sistema Web?
Hoje estamos aqui para esclarecer suas dúvidas! Um Sistema Web nada mais é do que um aplicativo ou software acessado por meio de um navegador da web. Eles são executados em servidores remotos e são acessíveis pela internet. Estes sistemas podem variar em complexidade, desde simples páginas da web estáticas até aplicativos web dinâmicos e interativos.
E quais são as vantagens do Sistema Web?
A primeira vantagem é a acessibilidade! Os sistemas web podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet e a partir de qualquer dispositivo que tenha um navegador web. Isso os torna extremamente convenientes e flexíveis para os usuários.
E por esse mesmo motivo eles não exigem instalação, ao contrário de aplicativos tradicionais, os sistemas web não precisam ser instalados em dispositivos individuais dos usuários. Isso elimina a necessidade de downloads e atualizações constantes.
Além disso, como os sistemas web são executados em servidores remotos, as atualizações e correções podem ser implementadas centralmente pelo desenvolvedor. Isso garante que todos os usuários tenham acesso à versão mais recente do sistema sem a necessidade de intervenção manual.
Eles também podem facilmente lidar com um grande número de usuários simultâneos, pois são executados em servidores robustos que podem ser dimensionados conforme necessário para atender à demanda crescente.
Quais os tipos de Servidores Web?
Existem vários tipos de servidores web, cada um com suas próprias características e finalidades. Eles são onde os sistemas web serão executados. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:
Servidores Apache:
O Apache HTTP Server é um dos servidores web mais populares e amplamente utilizados. É conhecido por sua estabilidade, segurança e suporte a uma ampla variedade de recursos e extensões.
Servidores Nginx:
O Nginx é outro servidor web popular que ganhou destaque nos últimos anos devido à sua capacidade de lidar com alto volume de tráfego e sua eficiência em servir conteúdo estático.
Servidores Microsoft Internet Information Services (IIS):
Desenvolvido pela Microsoft, o IIS é comumente utilizado em ambientes Windows e é conhecido por sua integração com outras tecnologias da Microsoft, como o ASP.NET.
Servidores Lighttpd:
O Lighttpd (também conhecido como Lighty) é um servidor web de código aberto conhecido por sua velocidade e baixo consumo de recursos. É frequentemente usado para servir conteúdo estático e como proxy reverso.
Servidores Tomcat:
O Apache Tomcat é um contêiner servlet que implementa as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). É frequentemente usado para hospedar aplicativos web Java.
Servidores Node.js:
Embora não seja tecnicamente um servidor web tradicional, o Node.js é uma plataforma de tempo de execução de JavaScript que pode ser usada para criar servidores web altamente escaláveis e em tempo real.
Servidores de aplicativos web integrados:
Muitas linguagens de programação, como Python (com o Django ou Flask) e Ruby (com o Ruby on Rails), incluem servidores web embutidos para facilitar o desenvolvimento e teste de aplicativos web.
Conheça alguns de nossos projetos de Sistema Web!
E não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais!
Por Redação
23/04/2024 às 14h30