Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Para que serve o Design Digital?

Design Digital

Afinal…O que é e para que serve o design digital?

Obviamente, o design digital é aquele design que está no mundo virtual e pode ser acessado através de dispositivos, como computadores, celulares, tablets e outros tipos de telas. 

O que diferencia o design digital de outras formas de design são fatores que incluem as ferramentas utilizadas, a interatividade e as considerações específicas para que sua exibição seja feita da melhor maneira! 

Mas para que serve e qual a importância desse tipo de design? A gente te explica.

1. Comunicação e Informação:

É com o design digital que criamos gráficos, apresentações, interfaces que comunicam informações de maneira atraente. Ele garante a fluidez no mundo digital.

2. Marketing e Publicidade:

No cotidiano, os anúncios, banners, e-mails marketing, postagens em redes sociais, landing pages e tudo que chama a atenção do engajamento do público, deve ser pensado juntamente com design digital. Estes itens não devem ser apenas jogados na internet, sem antes possuir um processo que faça sentido e acrescente utilidade. É o design que irá colocar valor nas suas produções, estruturar as ideias no mundo virtual.

3. Atração de clientes:

Com os itens acima pensados, o seu público ficará mais engajado, principalmente porque com um conteúdo bem otimizado, a sua segmentação de clientes estará melhor. 

4. Experiência do Usuário (UX) e Interface do Usuário (UI):

O Design de interfaces de usuário irá possibilitar uma navegação mais fluida, melhorando a experiência geral do usuário em websites e aplicativos. Além de que, a implementação de elementos interativos, como botões, formulários, animações e menus, tornarão a experiência digital mais envolvente.

5. Branding e Identidade Visual:

O design digital também é usado na criação de logotipos, paletas de cores, tipografia e outros elementos de identidade visual que reforçam a imagem e os valores da marca. Isso em conjunto com o desenvolvimento de guias de estilo e design systems que garantem a consistência visual em todas as plataformas digitais.

6. E-commerce:

Ele também é necessário na criação de interfaces de e-commerce que são visualmente atraentes e fáceis de usar, otimizadas para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.

7. Acessibilidade:

Pouco se fala na importância de garantir que os produtos digitais sejam acessíveis a todos os usuários. Durante o processo de criação é necessário incluir práticas de design acessíveis e em conformidade com as diretrizes de acessibilidade.

 

O que estudar para design digital?

Para se tornar um designer digital, é importante aprender algumas habilidades e hábitos. Confira:

Estude os fundamentos de Design:

A Teoria das cores, ou seja, a compreensão de como as cores interagem, a psicologia das cores e como usar paletas de cores eficazes, vai te acompanhar para sempre no mundo do design. 

Aprender sobre tipografia, estudo de fontes, espaçamento, hierarquia tipográfica e legibilidade, são tópicos importantes para quem quer ter facilidade na hora de montar um bom design. 

Além disso, composição, princípios de alinhamento, balanço, proporção e uso do espaço, são princípios para focar nos estudos também. 

Ferramentas de Design Digital:

Familiaridade com ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, e InDesign, são importantes e facilitaram a sua jornada no mundo digital do design. 

Experiência do Usuário (UX) e Interface do Usuário (UI):

São áreas que estão crescendo muito nos dias de hoje e saber alguns conceitos básicos sobre o assunto é importante na hora de ingressar na área. 

Já postamos em nosso blog uma matéria completa sobre esse assunto, clique aqui!

Marketing e Branding:

Para realizar um bom design você precisa entender o meio que ele será inserido e o tipo de mercado que ele vai atuar, para isso, estudar um pouco sobre marketing e branding é um diferencial na hora de ingressar na área. 

 

Qual a diferença entre design impresso e digital?

A diferença entre design impresso e design digital está principalmente no meio de exibição.

O design impresso foi criado para ser reproduzido em superfícies físicas, como como papel, tecido, plástico, etc. Exemplos incluem brochuras, cartazes, cartões de visita, revistas, jornais, embalagens, e outdoors.

Já o design digital foi criado para ser visualizado em telas digitais, como computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Exemplos incluem sites, aplicativos, banners online, e-mails marketing, postagens em redes sociais, e interfaces de usuário.

Mas isso não significa que os dois não podem atuar juntos, ou que o uso de um significa necessariamente não usar o outro. 

Eles podem se complementar! Por exemplo, existem marcas que são criadas para o mundo digital, com logo, tipografia, guia de cores, banners e posts no estilo. Mas isso não impede que aconteça a impressão do catálogo da marca, ou até mesmo dos uniformes com a logo implementada. 

 

Portfólios Aigen

A Aigen possui portfólios de projetos repletos de exemplos de design digital! Confira alguns:

Design UX/UI – Integra Americana

Slides Workshop – Pantone Brasil

Identidade Visual – Ampla

Confira nosso portfólio completo e siga a gente em nossas redes sociais. Ficou alguma dúvida? Entre em contato! 

Por Redação

25/06/2024 às 18h00

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *