Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Trabalho em Equipe x Trabalho Remoto: Como fazer funcionar?

Por redação

03/09/2021, às 12h

trabalho em equipe e trabalho remoto

A pandemia que começou no ano passado mudou o mundo de várias maneiras. O ecossistema do trabalho foi um dos sistemas mais afetados. Por exemplo, infelizmente, por conta da pausa nas atividades que promoviam um grande encontro de pessoas, como a indústria de eventos, muitas pessoas perderam o emprego. 

Outra mudança que o mundo do trabalho enfrentou foi a grande porcentagem de pessoas que, às pressas, teve de se adaptar ao modelo de trabalho remoto.

Entre adaptação, novos prazos e entrega de tarefas, grande parte da população que participou da mudança de local de trabalho fixo para trabalho remoto enfrentou também outras dificuldades, como: Como fazer o trabalho em equipe continuar fluindo bem, entre os funcionários?

Nós aqui da Aigen passamos exatamente por essa dificuldade quando iniciamos nossa jornada de trabalho remoto. Felizmente, nos dias atuais, aprendemos muito e sabemos driblar as maiores dificuldades que a distância nos impõe para fazer com que o trabalho em equipe funcione, mesmo que em moldes remotos. 

Por isso, hoje, nossa ideia é passar para você e seu time algumas dicas especiais que reunimos com nossa turma, a fim de facilitar também o seu dia-a-dia, nessa jornada do trabalho em equipe, feito de maneira remota. Confira!

Organize-se e organizem-se em equipe

Trabalhar de maneira remota pode significar maior autonomia a você e a organização de seu trabalho. De qualquer forma, existem prazos que devem ser mantidos, por isso, organize-se e organize também sua equipe. Lembre-se também de deixar claro quais os benefícios e os limites que a fase via trabalho remoto trará: posso fazer meu horário flexível? A hora do almoço deve ser a mesma do que a combinada no presencial? Entre outras questões.

Organize também reuniões diárias rápidas entre os membros dos times e se possível, entre times e times também. Assim, todos estarão cientes das tarefas que os colegas executarão. Essa é uma boa chance de oferecer ajuda com as tarefas dos colegas ou receber ajuda de algum colega que entende do que você irá fazer e você não sabia.

Lembre-se: o contato humano é extremamente necessário

Com a nova situação do trabalho remoto por conta da pandemia, muitas pessoas que antes trabalhavam cercadas de um fluxo grande de movimento, se viram solitárias. Para evitar esse sentimento, mantenha-se em contato constante com seus amigos de empresa, mesmo que estes não estejam diretamente em sua equipe. Esteja ali e mostre que você está ali.

Outra dica é: nada substitui o olho no olho e poder ouvir a voz de quem fala. Surgiu algum problema ou dificuldade? Ao invés de tentar resolver a situação com muitas trocas de mensagem, abra uma chamada de vídeo para conversar e resolver o problema. Às vezes, a digitação pode ser interpretada de uma forma mais “seca” e “dura”, mas se a mesma frase tivesse sido dita pela pessoa, a depender da forma que for dita, o sentido seria totalmente outro.

Faça chamadas em vídeo sempre que possível

Não só para resolver questões, mas para promover trocas. Que tal ensinar algo a alguém? Que tal ser ensinado por alguém? Aproveite um tempinho de disponibilidade de algum colega e faça essa troca de conhecimentos com ele. Vocês sairão da experiência mais próximos e aprenderão com ela.

Além disso, promova a integração geral do time com happy hours online, com jogos e brincadeiras e incentive o time a ligar a câmera para que as pessoas se sintam mais ligadas umas às outras.

Manter o trabalho em equipe ativo durante o período de trabalho remoto pode ser um desafio, mas com certeza é possível e aplicável! 

Mantenha em mente que o objetivo final é manter a sinergia do grupo ativa e desenvolver a confiança com a equipe pode ser mais um ponto acrescentado.

Aplique as dicas e veja a comunicação entre a equipe fluir melhor!

Gostou? Acompanhe também nossas mídias sociais (Instagram e Facebook)

Confira também mais textos em nosso blog!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *